quarta-feira, setembro 30

Que tal jantar hoje na casa de um desconhecido?

Que tal jantar na casa de um Chef de cozinha? Ou então na casa de um Vegano ou filósofo ou médico ou um cozinheiro mega criativo que você nunca viu na vida? Agora você pode agendar seu jantar na casa que quem tiver o cardápio mais interessante e isso só com alguns cliques através do site Dinneer.com.


O empreendedor Flavio Estevam, que trouxe o conceito para o Brasil, conta que o objetivo do site Dinneer é “conectar pessoas que amam novas experiências gastronômicas com anfitriões que oferecem jantares exclusivos em suas casas em todo o país”.

Para se conectar é simples: o anfitrião publica o menu do jantar com entrada, prato principal e sobremesa; coloca o preço por pessoa e as fotos do ambiente e pratos. Já o visitante escolhe o anfitrião, o jantar, realiza o pagamento pela própria plataforma no cartão e reserva a data.

Site: http://dinneer.com

terça-feira, setembro 29

Mini tortinhas de atum

 Torta de atum é um clássico da hora do lanche. Resolvi fazer estas em forminhas de bolinho. Parece, que a massa estando assim em pequenas formas, fica mais macia e saborosa. Mas se você preferir pode fazer em um tabuleiro grande e vai dar tudo certo. Receita rápida e fácil. Até as crianças fazem esta.




Ingredientes para a cobertura:

2 latas de atum sólido esfarelado
1/2 cebola picada
1 tomate sem semente picado
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (sopa de ervas de provence (ou ervas finas)
3 colheres (sopa) de azeite;
1 pitada de pimenta calabresa
1 colher (chá) de molho de pimenta pronto
3 colheres (sopa de molho de tomate
Pequenas lascas de queijo minas

Misture os ingredientes  menos as lascas de queijo em uma tigela e reserve.



Para a massa, bata no liquidificador:

1 copo de leite 
1/2 copo de óleo ou azeite
3 ovos
1 e 1/2 copo de farinha de trigo
1 colher (café) de sal
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Unte e enfarinhe várias forminhas. coloque uma colher (sopa) cheia da massa em cada uma delas. Complete com a cobertura preparada. Por último coloque uma lasca de queijo minas em cada uma delas. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Espete um palito para testar se está assado. Ele deve sair seco.




Café Caramello. Do ES para o mundo


Visitando a família em Vitória ES, eis que eu, uma apaixonada por cafés sou presenteada por minha filha com uma xícara desta iguaria muito interessante. Ela retirou o pote do frezzer e disse: vou fazer um café caramelo pra você. Fiquei muito surpresa ao sentir o sabor de um café caramelizado e cremoso que lembra muito um capuccino, pois sua preparação é feita com leite. E o melhor: todo o sabor em apenas 18 calorias, sem glúten e sem lactose.  O produto não congela mesmo estando em baixa temperatura.
A impossibilidade de trazer para Curitiba se dava por ser um produto que deve permanecer em freezer.
O creme de café foi desenvolvido por uma barista do ES e a receita parece ser mantida a sete chaves.
Aqui em Curitiba compramos nossos cafés no Café do Mercado, no mercado municipal. Procurei a proprietária e falei sobre o Café Caramello. Ela não o conhecia. Eis que semanas depois: Surpresa! O café caramello já está a venda na loja pois acabaram de chegar de uma feira de cafés e o trouxeram para minha alegria.


Para prepará-lo basta adicionar uma colher de sopa do creme em uma xícara de leite fervente..

Pesquisando, verifiquei que é uma pequena empresa que o fabrica. Espero que crescam muito e que este gostoso café esteja disponível em todos os mercados do Brasil e quem sabe em outros países.

Boa sorte Café Caramello!!




domingo, setembro 27

Como abrir uma garrafa de espumante ou Champagne com uma espada. (Ok rsrs. Se você não tiver use uma faca grande)


Comermorar com espumantes não é costume só dos nossos tempos modernos. Segundo dados históricos, no tempo de Napoleâo Bonaparte, os amantes dos vinhos da regiâo de Champagne tinham um modo especial de celebrar as suas vitórias nas guerras. Após a batalha e ainda montados em seus cavalos o imperador e seus homens, abriam as garrafas cortando as pontas com seus sabres, que é um tipo de espada curvada.
A esta prática deu-se o nome de Sabrage. A técnica consiste em expulsar a rolha que sela a garrafa juntamente com o vidro da ponta do gargalo, em um único golpe com o sabre.
É um procedimento simpes, mas que deve ser feito com muito cuidado de preferência em um ambiente aberto para evitar que o afiado gargalo de vidro corte alguém.




Para se sabrar uma garrafa de champagne deve-se primeiramente remover a cápsula e a gaiola da garrafa. 
Com a mão esquerda segura-se a garrafa na base e coloca-se o dedo polegar no fundo da garrafa, inclinado-se a garrafa para frente e para cima.
Com a mão direita segura-se o sabre  e num golpe firme desliza-se a lâmina contra o bico da garrafa, que se rompe e o champagne é jorrado e servido. Como você provavelmente não terá em casa um sabre, use uma faca de chefe batendo com o lado oposto da lâmina.
Pode-se tranqüilamente beber do vinho que foi sabrado, a alta pressão do líquido na hora do corte impede que fragmentos entrem na garrafa.

Todos os nossos amigos que ensinamos conseguiram realizar a técnica. Você também vai e vai deixar a todos ao redor impressionados.
Assim que possível farei um vídeo mostrando pra vocês.
Divirtam-se!

sábado, setembro 26

Mulheres que bebem vinho regularmente tem menor tendência a engordar



Se você também é apaixonada por vinho (assim como eu), você vai adorar essa notícia:
Um novo estudo mostrou que as mulheres que bebem de um a dois drinques por dia são 30% menos propensas a ganhar peso. Pela pesquisa, Lu Wang, epidemiologista do Hospital das Mulheres em Boston, perguntou a 19.200 mulheres a partir de 39 anos com peso normal os hábitos de bebida delas e o ganho de peso nos últimos 13 anos. Em média, apesar de todas terem engordado à medida que envelheciam, as mulheres que ganharam mais peso foram as que nada bebiam. E o total de quilos adquiridos diminuía de acordo com o consumo alcoólico de cada uma delas.
As razões podem ser muitas, uma delas é como as mulheres metabolizam o álcool quando comparadas aos homens.
– Aquelas que consomem uma quantidade moderada de álcool costumam ter uma ingestão calórica menor de outras fontes não-alcoólicas, particularmente de carboidratos – disse Wang. – Por outro lado, a ingestão de álcool tende a acelerar o metabolismo das mulheres, significando um maior gasto calórico – explicou.
Na pesquisa, cerca de 38% (7,3 mil) afirmaram que não bebiam álcool, enquanto quase 6% afirmaram que bebiam moderadamente, ou seja, duas taças de 150 ml de vinho por dia, e cerca de 3% bebiam mais do que isso, cerca de 30 gramas de álcool por dia. Os pesquisadores afirmam que os resultados estavam associados a quatro tipos de bebidas – vinho tinto, vinho branco, cerveja e licor. O estudo afirma ainda que a melhor relação entre peso e consumo de álcool se deu com as mulheres que ingeriam vinho tinto.
Segundo a nutricionista e porta-voz da Associação Dietética Britânica, Catherine Collins, é preciso ter cautela em concluir que beber pode ajudar a perder peso.
– Seria um erro pensar que consumir álcool vai ajudar a emagrecer. Sabemos que as calorias do álcool contam. Para aquelas que bebem demasiadamente, por exemplo, as bebidas tem um grande impacto no peso – concluiu.

sexta-feira, setembro 25

Lombo assado recheado com frutas secas e queijo camembert acompanhado de abacaxi grelhado ao molho de rum e especiarias.

Sabe aqueles dias que você está com fome, abre a geladeira, tudo que encontra é um pedaço de carne e um abacaxi e a preguiça não permite que você vá ao mercado? Bem, eu estava assim ontem lá em Itapema SC. Resolvi usar a criatividade com o que tinha e eis que surge uma receita de um lombo muito gostoso e um abacaxi grelhado de sabor inédito e surpreendente.
Espero que surpreenda vocês também!




Para o abacaxi grelhado:

1 abacaxi grande maduro
4 colheres (sopa) de rum
1/2 colher (café) de nos moscada
1/2 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de cravo da índia em pó
1 colher (sopa) de canela
1 pitada de pimenta calabresa
3 colheres (sopa) de açúcar demerata ou mascavo claro

Preparo:

Descasque o abacaxi inteiro, retire o miolo sem cortá-lo (eu tenho um instrumento pra isso. Se vc não conseguir faça com o miolo mesmo) e corte em fatias de aproximadamente 2 centímetros. Coloque as fatias em uma vasilha me modo que fiquem todas espalhadas.
Em outra tigela misture todos os outros ingredientes e despeje sobre as rodelas de abacaxi. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Quando o seu lombo estiver saindo do forno, aqueça uma frigideira anti-aderente grande, coloque um fio de óleo de soja espalhe e quando estiver bem quente coloque os abacaxis, grelhando-os de um lado e do outro. Sirva quente.

Para o lombo recheado:

1 lombo de porco de aproximadamente 1,5 quilos
1 copo de vinho branco
1 colher (sopa) de alecrim
Sal e pimenta moída a gosto
100 gramas de damascos secos
50 gramas de uvas passas pretas
50 gramas de amêndoas
100 gramas de queijo camembert
1 cebola
2 dentes de alho
Para o final:
1 cebola e um pimentão cortado em farias grossas
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher (sopa de ervas de provence
1 copo de vinho branco

Preparo:

Corte o lombo como se fosse um bife gigante e tempere-o com sal e pimenta. Deixe descansando em uma assadeira. Enquanto isso, bata no liquidificador a cebola, o vinho, o alho, o alecrim e mais um pouco de sal e pimenta. despeje esta mistura sobre o lombo, cubra e deixe marinando por 2 horas.
Pique os damascos e corte o queijo em fatias. Retire o lombo do líquido, coloque-o sobre uma tábua, espalhe sobre ele o damasco, as amêndoas, as passas e o queijo camembert. Enrole como se fosse um rocambole e amarre com um barbante. Leve de volta ã assadeira com a marinhada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos. Retire o papel , retire desta forma e coloque em outra assadeira. Coloque ao redor a mistura de ingredientes que ficou para o final e leve ao forno novamente até dourar. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Enquanto isso grelhe o abacaxi. Corte o lombo em fatias e sirva com o abacaxi grelhado



terça-feira, setembro 22

Pequena lista de vinhos tomados e aprovados recentemente.

Atendendo a pedidos, segue uma pequena lista de vinhos que tomamos recentemente. Os preços representam uma média nacional. 

Espumantes:
Doc Duo Brut Rosé, (Brasil) R$ 69,90 
Cave Geisse Nature 2011 (Brasil) R$ 79,00

Vinhos:

Fetzer Crimson Red Blend 2010 (EUA) R$ 69,90
Capaia Merlot carbernet sauvignon 2009 (Africa do Sul) R$ 80,00
Pinot Grigio Ca' Montebello (Itália) R$ 86,00
Marcelo Pelleriti Malbec (Argentina) R$ 94,00
Giovani Gaggiarone (Itália) R$ 130,00
14 Hands Hot to trot 2012 (EUA) R$ 114,00
Hugo Casanova  Cabernet sauvignon Syrah 2010 (Chile) R$ 178,00
Pintia Toro 2007 (Espanha) R$ 385,00


segunda-feira, setembro 21

Caldinho de abóbora com molho picante de calabresa & Suflê quente de manga e maracujá

No último sábado, tivemos o prazer de receber este lindo casal, Rochana e Marcelo. Pelo aniversário dela preparamos um jantar especial. Foram cinco pratos especialmente escolhidos levando em conta que a Rochana tem intolerância a glúten e lactose.

De entrada um caldinho de abóbora com molho picante de calabresa, o primeiro e segundo prato de autoria e execução do Ronaldo foram: Camarão tailandês com arroz de banana (receita aqui) e mignon ao forno com pesto de ervas acompanhado de purê de bananas picante. Postarei esta receita em uma próxima oportunidade pois esquecemos de fotografar o prato.

Ao final, a sobremesa foi um suflê quente de manga e maracujá.

Segue as receitas. Nossos gentis convidados aprovaram o cardápio

Vinhos tomados: Espumante Doc Duo Brut Rosé,
Pinot Grigio Ca' Montebello (Itália) e Marcelo
Pelleriti Malbec (Argentina)









Caldinho de abóbora com molho picante de calabresa

                                             (Decoração: presente da Sam para o Ronaldo que deixou a mesa muito charmosa)

Ingredientes:

1/2 abóbora japonesa pequena
2 cebolas picadas em cubos bem pequenos
1 colher de sopa de manjericão fresco
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 xícara de leite (usei sem lactose mas é indiferente)
1/2 pimentão vermelho picado em cubinhos
1 linguiça calabresa picada em cubos
1/2 xícara de molho de tomate
1/2 colher de cafe de páprica picante
1 colher de café de molho de pimenta pronto
Sal e pimenta do reino a gosto.

Descasque e pique em cubos a abóbora. Em uma panela doure uma cebola em uma colher de sopa de óleo de soja, acrescente a abóbora, a páprica, o manjericão, o sal e a pimenta do reino a gosto. Cubra com água até o limite da abóbora e deixe cozinhar até a abóbora ficar bem molinha. Não demora muito. Deixe esfriar um pouco e bata este cozido no liquidificador com o leite. Reserve.
Vamos preparar agora o molho picante de calabresa:
Refogue a cebola, a calabresa e o pimentâo com o óleo restante. Acrescente o molho de tomate, o molho de pimenta, deixe ferver mais um pouco e teste a pimenta. Deve ficar bem picante. Se faltar coloque mais. Vai compensar quando juntar com a abóbora que é adocicada. Mas, vá de acordo com a sua sensibilidade. Eu adoro pimenta e sou suspeita de falar.
Coloque o caldo de abobora de volta na panela e deixe ferver. Verifique se o sal está no ponto.
Despeje o caldo em pequenas tigelas ou xícaras, coloque por cima suavemente o molho de calabresa e sirva.

Suflê quente de manga e maracujá



Ingredientes:

Rende 6 porções

Margarina ou manteiga para untar
6 colheres de sopa de açúcar mais um pouco para polvilhar
1 manga batida do liquidificador
A polpa peneirada de 3 maracujás
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de sopa de água fria
5 claras

Em uma panela coloque a manga, o maracujá e 3 colheres do açúcar. Cozinhe em fogo baixo deixando ferver por uns três minutos. Dissolva a maisena na agua e misture. Deixe cozinhar mais um pouco mexendo sempre. Deixe esfriar completamente.
Preaqueça o forno a 200 graus. Unte 6 ramequins ou vasilhas de suflê de 200 ml e polvilhe com açúcar na base e nas laterais. Coloque-as em uma assadeira. Bata as claras na batedeira até formarem picos firmes.Acrescente aos poucos as 3 colheres de açúcar restantes batendo sempre. Junte o creme de mangas e maracujás e misture delicadamente com uma espátula. Despeje nas forminhas e leve para assar por 15 minutos. Retire do forno, polvilhe por cima com um pouco de açúcar refinado e sirva quente.




domingo, setembro 20

Página de e-commerce do espumante Doc Duo

O grupo Chablis colocou no ar recentemente sua página de vendas on-line. Para vendas individuais ou para grandes eventos, o site oferece um cálculo de valores e quantidades necessárias. O mais interessante da nova página é a possibilidade de personalização da garrafa com visualização imediata. Vejam como ficou a minha garrafa!
A facilidade de compra no site e rapidez na entrega são pontos fortes e marcantes

www.docduo.com.br
Clique aqui para visualizar a página Doc Duo


sábado, setembro 19

Bolo Integral de banana (sem glúten e sem lactose)

Recentemente recebi um diagnóstico de intolerância a lactose. O que torna a vida um pouco difícil pra quem ama cozinhar e fazer doces. Existe recurso, é claro. Um antídoto chamado lactase que anula o efeito da lactose no organismo. Mas esse é um recurso que prefiro usar apenas em ocasiões especiais. No dia a dia tento evitar a lactose da melhor maneira possível.
Há algum tempo a Samanta chegou em casa com um bolo de banana integral muito gostoso. Pesquisando, descobri que este bolo é feito com aveia. Não tenho intolerância ao glúten mas tento evitá-lo o máximo possível. Então, substituí a aveia por quinoa em flocos. Se você preferir pode usar a aveia. É um bolo leve, muito saboroso e fácil de fazer. Procure usar bananas muito maduras pois é o açúcar delas que faz toda a diferença. Fiz com duas colheres de açúcar mas pode fazer sem açúcar para quem gosta de sabores menos adocicados ou tenha restrição ao açúcar.





Ingredientes:

4 bananas nanica ou prata bem maduras (quase estragando).
1/2 xícara de óleo de soja
1 xícara e meia de uvas passas pretas
1 xícara de quinoa em flocos
3 ovos
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de açúcar mascavo ou demerata
1/2 xícara de castanhas trituradas (opcional)

No liquidificador bata as bananas, o óleo, 1 xícara das uvas passas, os ovos e o açúcar.  Despeje a mistura em uma tigela e junte a quinoa em flocos e as uvas passas restantes misturando bem. Por último junte o fermento e misture mais um pouco. Não precisa usar batedeira. misture suavemente com uma espátula. Unte uma forma com óleo de soja ou margarina sem lactose. Coloque a metade das castanhas trituradas do fundo, despeje a massa e salpique o resto das castanhas por cima. Leve ao forno para assar a 200 graus por 45 minutos. Esse tempo é importante pois antes disso o bolo parecerá assado mas não estará.
Esta receita rende um bolo de forma redonda com buraco no meio média ou 2 bolos pequenos de forma de bolo inglês.

sexta-feira, setembro 11

Releitura de um Banofi

Desculpem a foto com qualidade ruim tirada de celular.  Mas, esta sobremesa, até aqui tem agradado todos os paladares. Tenho ouvido uma seqüência tão impressionante de "huummms" que eu não poderia deixar de compartilhar a receita por mim criada a partir de um Banofi.
Segue a receita para 6 porções.








INGREDIENTES:

1 lata de leite condensado
1 pote de 500 grs. de creme de leite fresco
8 colheres de acucar
Canela em pó
Canela em pau
6 maçãs
300 grs de massa folhada
1 gema de ovo

PREPARO

Parte 1

Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 30 minutos. Retire e deixe esfriar.
Coloque o creme de leite fresco no freezer por 10 minutos, retire e bata na batedeira juntamente com 4 colheres de acucar por 5 minutos até ficar em ponto de chantilly.
Distribua o leite condensado cozido em seis potinhos ou panelinhas, achatando no fundo. Cubra o doce com duas colheres de sopa cheias de chantilly. Polvilhe canela e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

Parte 2

Descasque e pique em pequenos pedaços as maçãs. Em uma panela derreta até formar um caramelo claro as 4 colheres de acucar restantes. Coloque as maçãs picadas, uma pitada de canela em pó e dois pedaços de canela em pau. Deixe cozinhar por alguns minutos até evaporar todo o líquido. Não acrescente água pois as maçãs soltarão o líquido necessário. Deixe esfriar.
Abra 6 quadrados de 10 x 10 cm de massa folhada. Coloque 2 colheres de sopa do doce de maçã sobre cada um, feche, pincele com a gema de ovo e leve para assar até ficar dourado.
Sirva quente ao lado do doce gelado. Para comer deve-se misturar na colher um pedaço do folhado de maçã e um pouco do doce que deve ser retirado até o fundo para pegar as duas camadas.

Sucesso na certa!



Coquetel Bárbara Passamani

Querida Bárbara, fiz uma versão frozen do seu delicioso drink. Espero fazê-la pra você em breve.
Todos por aqui,  especialmente os nossos queridos amigos Cida e Carlos do Rio de Janeiro, que estavam nos visitando, adoraram a sua receita.




1 copo de gelo
Meio maracujá
1 Manga haden ou palmer picada em quadradinhos.
1 pitada de canela em pó
2 paus de canela para enfeitar
2 doses de vodca
1 colher de sopa de açúcar.

Bata no liqüidificador a metade da manga picada, o gelo, o maracujá, a canela em pó, a vodca e o açúcar. Despeje em duas taças de coquetel abertas e decore com o restante da manga e os paus de canela.

Aprecie com moderação!

Arroz com camarão e linguiça espanhola



Esta receita de arroz com camarão e lingüiça espanhola é do Ronaldo. Eu a escrevi na primeira vez que o vi fazê-la. Já passou um longo tempo e ela estava entre os rascunhos do blog. Ele já repetiu muitas vezes esta receita e é claro que hoje já tem mil novas versões. Mas segue aí a primeira experimentada por mim e que meus amigos de Vitória ES adoraram quando a reproduzi.




Ingredientes:
200 gramas de linguiça espanhola picante.
1 pimentào vermelho pequeno
1 pimentào amarelo pegueno
1 quilo de camarào médio ou grande
2 1/2 xicaras de arroz jasmine.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 caixa de 520 grs de polpa de tomate
1 colher de chá de acucar.
2 colheres de sopa de óleo de soja.
4 colheres de sopa de manjericão fresco
2 pitadas de pimenta no reino moída.
1 pitada de noz moscada moida
Sal a gosto


Prepare o arroz de forma tradicional e reserve,
Pique em pequenos pedaços a linguiça, os pimentões e reserve.
No liquidificador bata a polpa de tomate com a cebola, o alho e o açúcar.
Em uma panela coloque o óleo de soja e refogue a linguica espanhola e os pimentões. Acrescente o molho de tomate batido, a pimenta, a noz moscada, metade do manjericão e deixe ferver. Teste o sal antes de acrescentar pois a linguiça já é bem salgada.
Acrescente os camaroes e cozinhe por 2 minutos. junte o arroz previamente cozido, o manjericao restante, misture bem ainda no fogo. Esta pronto!